Unidade Feminina – São José do Rio Preto

Clínica para Dependentes Químicos

Nossa MISSÃO é proporcionar a mulher, oportunidades e ferramenta para viver com dignidade, livre dos transtornos decorrentes do uso e abuso das drogas e álcool.

A dependência química deve ser abordada como uma doença crônica, assim como o diabetes. Segundo especialistas, quando se usa uma droga psicoativa, o efeito proporcionado por ela adquire para a pessoa um caráter de recompensa.

Na fisiologia, variações na organização do cérebro de homens e mulheres, particularmente a ação de substâncias chamadas neuroesteroídes, (drogas que estimulam o funcionamento dos neurônios também influenciam as diferenças entre os sexos em relação a resposta do organismo ao álcool. Esta maior vulnerabilidade explica, ao menos em parte, porque a dependência ao álcool e os problemas físicos associados progridem mais rápido em mulheres.

É muito comum que os dependentes recusem-se a procurar um tratamento, acreditando que isso seja uma demonstração de sua fraqueza ou incapacidade de superar seus problemas de forma auto-suficiente. A verdade é que abandonar uma droga a qual o dependente está, não é uma questão apenas de força de vontade, pois o uso freqüente da droga provoca uma real alteração no organismo do usuário e por isso precisa ser tratada. É claro que a contribuição do paciente é necessária, como em qualquer outra doença.

Diante desta realidade, estamos preparados para recebermos o público feminino e/ou masculino, e conscientizá-los que o tratamento proporciona resgatar a qualidade de vida, em um local seguro e bem estruturado com todo o profissionalismo empenhado em atender e tratar a dependência química.

Em nossa Clinica oferecemos um tratamento com responsabilidade, o residente é recebido com toda a atenção por uma equipe qualificada, respeitando todos pacientes como seres humanos que precisam de ajuda, priorizando seu bem estar e cuidando de seu anonimato.

Temos como META, reduzir o número de dependentes usuários de substâncias psicoativas (drogas lícitas e ilícitas).

Nosso OBJETIVO   é proporcionar um tratamento para reintegrar e ressocializar totalmente a mulher  em seu meio familiar e social.

O TRATAMENTO oferecido na clínica Luz da Vida vai além da desintoxicação do paciente. Visa a reestruturação de aspectos físicos, psíquicos, sociais e espiritual comprometidos pelo uso e abuso de substâncias psicoativas, com seus verdadeiros valores pessoais com uma maneira nova de apreciar a vida sem drogas, através de um programa de 12 passos que é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o método de melhor eficácia no tratamento da dependência química.

Inspirado por um despertar espiritual o programa está diretamente voltado para clientes cuja as drogas se tornaram um problema maior, causando destruição de bens materiais, desestrutura familiar, perda de emprego, causando danos à sociedade, ameaça a própria vida e a das pessoas à sua volta, perdendo a percepção da realidade vivendo somente em função do uso abusivo de drogas.

O programa terapêutico propicia a mudança de comportamento, podendo recuperá-los da obsessão e compulsão pelas drogas, álcool e outras substâncias psicoativas dando instrumentos para torná-los aptos a ter uma vida produtiva.

A grade terapêutica intensiva não permite tempo ocioso aos pacientes. Diariamente, eles são envolvidas em diversas atividades que se iniciam com a higiene pessoal, passando por exercícios físicos, atividades lúdicas, motivação, orientação espiritual, sem vínculo religioso, e estudos e palestras sobre conhecimento da dependência química. São atividades que visam a integração e a valorização da autoestima dos pacientes.

Confira as imagens

No nosso Plano Terapêutico trabalhamos três estágios de tratamento com duração de aproximadamente 3 meses cada:
  • Primeiro estágio –  visa a desintoxicação e conscientização do paciente através de avaliação psiquiátrica e psicológica, neste estágio nossa equipe interdisciplinar avalia todo seu contexto de uso abusivo de substâncias psicoativas, passamos a conhecer intensamente seu histórico familiar e social, se necessário o familiar é convocado pela nossa equipe para maiores informações e para iniciarmos o processo de reestrutura familiar. No decorrer de um mês de tratamento, após avaliação de evolução de seu tratamento pela nossa equipe, o paciente é inserido em grupo de apoio NA/AA, e assim sucessivamente em grupos espirituais, cinemas, passeios diversos e eventos relacionados aos 12 passos. Neste estágio o paciente inicia a apresentação de passos, sendo que os mesmos são avaliados através de questionários.
  • Segundo estágio – visa a aceitação e admissão do tratamento, neste estágio o paciente já está mais consciente do tratamento é dado a ela responsabilidades para que nossa equipe possa avaliar com maior frequência questões comportamentais e sentimentais, simulando realidades da vida real, visto que inicia-se através de nossa equipe interdisciplinar a preparação para sua primeira reinserção em seu âmbito familiar, e se necessário o familiar é convocado para se preparar para receber o paciente. Após a primeira reinserção familiar é realizada avaliações contínuas visando a necessidade de outras visitas familiares. Neste estágio o paciente apresenta até o terceiro passo e inicia o quarto   passo e seu projeto de vida, sendo os mesmos avaliados através de questionários.
  • Terceiro Estágio – visa intensificar o convívio social e familiar, o paciente é estimulado a realizar metas e aprimorar seu projeto de vida, recebendo orientações em suas dificuldades através do programa. Neste estágio há continuidade em seus passos e realiza suas reinserções familiares com mais frequência, a avaliação pelos profissionais é contínua.

Trabalhamos também com programa de reinserção social, onde o paciente após concluir o terceiro estágio de tratamento, é capaz de permanecer na instituição por vontade própria, o programa permite que o paciente continue participando das atividades da clinica por um período estipulado, adquirindo responsabilidades, e trabalhando as dificuldades encontradas no convívio social e familiar.

Outro passo importante é encorajar a participação da família no tratamento e participação de grupos de apoio (Amor Exigente, A-Lanon, Naranon, e outros) uma vez que a família é profundamente afetada quando a mulher ou o homem tem um problema de dependência química. Eventualmente, será necessária terapia familiar.

Metodologia

Para maior eficácia do tratamento seguimos a seguinte metodologia:
  • Acompanhamento com uma equipe interdisciplinar constituída por:
    • psiquiatra,
    • psicólogo (atendimento individual ou em grupo),
    • enfermeira,
    • terapeutas,
    • conselheiros,
    • monitores,
    • segurança,
    • acompanhamento 24hs;
  • Programa dos 12 passos (utilizado nos grupos de mútua ajuda AA/NA);
  • Espiritualidade
  • Lazer
  • Programa de reinserção social  ( incluindo metas e projeto de vida )
  • reuniões, estudos
  • TRE (terapia racional emotiva);
  • PPR ( programa de prevenção à recaída )
  • Videoterapia (Programa educacional sobre dependência química e qualidade de vida);
  • Palestras abordando a temática da dependência química e recuperação.
  • Orientação familiar

Estrutura

Para assegurar o sucesso na aplicação do nosso programa terapêutico, investimos na adaptação de uma unidade de tratamento em um amplo espaço com área verde, com uma infra-estrutura aconchegante e terapêutica que oferece:
  • área de lazer com piscina,
  • campo de futebol,
  • refeitório com churrasqueira,
  • campo de vôlei,
  • mesa de sinuca,
  • Chalés com  suítes,
  • área para palestras,
  • área de TV (programação de TV, definida pelo monitor)

Garantimos a segurança do ambiente com  monitoramento de circuito fechado de câmeras, 24 horas.

Finalizando

Nós da clínica luz da vida acreditamos que, a recuperação é um processo que requer muita paciência e persistência tanto dos familiares como do dependente químico. Contudo, com um tratamento adequado o qual deve abranger aspectos biopsicosociais e espiritual, é possível estacionar a doença, eventuais comorbidades e vivenciar a recuperação com qualidade de vida e desfrutar dos benefícios que ela oferece, dando início à uma nova vida.