Clínica para Dependentes Químicos em Fernandópolis

Clínica para Dependentes Químicos

Suíte Simples

Temos disponíveis 16 quartos que possuem televisão, ar condicionado, com banheiros individuais, além disso acomodações adaptadas aos deficientes físicos, com serviço de lavanderia e em cada quarto hospeda- se três residentes, armários individuais.

Suíte Intermediária

Em um confortável ambiente com acomodações para dois residentes, com televisão a cabo (Sky 500 canais em hd), ar condicionado e todos os quartos banheiros amplos, com serviço de lavanderia, armários individuais.

Suítes Master

A maior sofisticação em acomodações com hidromassagem, frigobar, armários embutidos, ar condicionado, cama de casal e TV de 42 individual, além disso um pacote completo de TV digital (500 canais em hd).

Confira as imagens

Tratamento

O paciente quando chega a instituição Clinica Luz da Vida, passa pelos profissionais: tais como Psiquiatra, Psicólogo, Enfermeiro, Terapeutas e quando existe comorbidades nos quais são necessárias a administração de medicação, contamos com a estrutura ideal para isto, os medicamentos são administrados nos horários devidos pelos profissionais, para que melhor eficácia do mesmo.

Sendo sempre acompanhados e monitorados para que qualquer alteração possa ser feita de forma correta.

Atendimento Psicológico

O paciente está sempre sendo acompanhado pelo psicólogo, e tendo atendimentos individuais periódicos e ou semanais, dependendo de sua necessidade individual. O trabalho psicológico tem como intuito identificar todas as causas primárias que desenvolveram a dependência química, bem como traçar estratégias que possibilitem a resolução de todos os problemas psíquicos que envolvem a história de vida do paciente. A psicoterapia tem como objetivo também desenvolver em cada paciente níveis elevados de inteligência emocional e resiliência para lidar de forma objetiva e assertiva com todas as adversidades do dia a dia.

Terapia de Comportamento Racional Emotiva

Foi um dos primeiros tipos de Terapias cognitivas. Ellis começou a desenvolver TREC durante o início dos anos 1950 e inicialmente chamou sua abordagem de terapia racional. Em 1959, a técnica foi renomeada para terapia racional emotiva e mais tarde rebatizada de terapia de comportamento racional emotivo ou terapia racional emotiva comportamental. Embora seja perfeitamente normal sentir-se chateado quando você comete um erro, o objetivo da terapia racional emotiva comportamental é ajudar as pessoas a responderem de forma racional a essas situações.

Quando confrontados com este tipo de situação no futuro, principalmente no caso dos dependentes químicos, a resposta emocionalmente saudável seria perceber que, apesar de que seria maravilhoso ser perfeito e nunca cometer erros, não é realista esperar o sucesso em cada empreendimento.

Você cometeu um erro, mais não precisa se entorpecer para amenizar seu erro, porque todos cometem erros. Tudo o que você pode fazer é aprender com a situação e seguir
em frente.
Também é importante reconhecer que, embora a terapia de comportamento racional emotiva utilize estratégias cognitivas para ajudar os pacientes, ela também se concentra em emoções e comportamentos. Além de identificar e confrontar crenças irracionais, terapeutas e os pacientes também trabalham em conjunto para atingir as respostas emocionais que acompanham pensamentos problemáticos. Os pacientes também são encorajados a mudar
comportamentos indesejados usando métodos como a meditação, journaling, e imaginação guiada.

Terapia Racional Emotiva Comportamental

Pode ser eficaz no tratamento de uma variedade de distúrbios psicológicos, principalmente nos casos de dependência química, bem como comportamentos específicos, tais como timidez grave e necessidade excessiva de aprovação.
A TREC toma como valores a “sobrevivência”e a “felicidade”, minimizando o desconforto emocional e as ocorrências de comportamentos “auto-derrotistas”.

Terapia Cognitivo Comportamental

A terapia cognitiva comportamental surgiu no início dos anos 60, através do psiquiatra Arron T. Beck, por meio de pesquisas com pacientes deprimidos. Ele percebeu que pacientes depressivos tinham visão distorcida de si mesmo, do mundo ao seu redor e de seu futuro, a chamada tríade negativa, que tem formação na infância. Conclui-se então que, o pensamento negativo distorcido altera nosso humor e consequentemente nosso comportamento. A terapia cognitivo comportamental surgiu com o objetivo de corrigir os

pensamentos distorcidos e aliviar os sintomas depressivos. Segundo Beck: “É um processo cooperativo de investigação empírica, testagem da realidade e resolução de problemas entre o terapeuta e o paciente”. Nas últimas décadas a terapia cognitivo comportamental – TCC tem tido um impacto enorme sob o campo da saúde mental, devido sua eficácia na compreensão e no tratamento de uma extensão de distúrbios emocionais e comportamentais.

Quando que a Terapia Cognitiva Comportamental é indicada? 

A terapia cognitiva comportamental é indicada quando seus pensamentos automáticos são sempre negativos, desencadeando uma série de fatores como: TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Ansiedade generalizada, Transtorno de pânico, Ansiedade Social, Transtornos alimentares, Dependência químicas, Transtornos de personalidade, Transtorno bipolar.

A Prevenção de Recaída

A Prevenção da Recaída é um programa de psicoterapia e tratamento que se baseia na capacidade individual da modificação de comportamentos aditivos. Ela tem como criador o pesquisador canadense G. Alan Marlatt, PhD, diretor do departamento de psicologia da Universidade de Washington, EUA.

O objetivo primário da Prevenção da Recaída é ensinar os indivíduos que estão tentando mudar seu comportamento aditivo, seja ele de drogas, comida, sexo, etc., a identificar, antecipar e lidar com as pressões e problemas que podem levar a uma recaída.

Os fundamentos do trabalho da Prevenção da Recaída são as noções de situações de alto risco e as estratégias de manejo disponíveis para o indivíduo. O Paciente precisa aprender a identificar sinais de alerta precoces destas situações potenciais de recaída

e as habilidades e necessárias de enfrentamento, a fim de conseguir modificar suas crenças e expectativas acerca de seu comportamento aditivo.

Não importa qual a sua dependência, nem o tipo de droga que você use. O importante é saber que ninguém consegue fazer uma mesma coisa, da mesma forma, todo o tempo, seja ela boa ou má. Sempre vão existir exceções, que devem ser pesquisadas em conjunto pelo terapeuta e pelo paciente, que uma vez descobertas, poderão se tornar a base de sustentação de outras exceções.

Se um paciente percebe a exceção como sendo alguma coisa sobre a qual ele tem um certo controle e, portanto, pode repetir, fica encorajado a “fazer mais vezes, aquilo que funciona”.

Tratamento de doze passos

O programa de Doze Passos (twelve-step program) é um programa criado nos Estados Unidos em 1935 por Bill W. e Dr. Bob S., inicialmente para o tratamento do alcoolismo e mais tarde estendido para praticamente todos os tipos de dependência química. É a estratégia central da grande maioria dos grupos de Mútua-ajuda para o tratamento de dependências químicas ou compulsões, na Clínica Luz da Vida é utilizado com ajuda dos profissionais terapeutas, com reuniões semanais e avaliações dos passos.

12 passos

  • Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
  • Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
  • Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
  • Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
  • Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
  • Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
  • Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
  • Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
  • Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.
  • Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
  • Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato  consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
  • Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses Passos, procuramos transmitir essa mensagem aos alcoólicos e praticar esses
    princípios em todas as nossas atividades.

O Coaching Terapêutico

Por meio de suas técnicas e ferramentas especializadas, auxilia o coachee (paciente) a acessar sua mente consciente, inconsciente e identificar as razões que estão impedindo-o de conquistar seus propósitos de vida e alcançar o sucesso.
Os pensamentos, comportamentos, ações, crenças e resultados individuais são diretamente influenciados pela mente consciente e inconsciente. Isso ocorre porque, nela, são guardadas as nossas memórias, sonhos, medos e experiências dolorosas da vida.
O Coaching Terapêutico busca identificar todos esses fatores negativos que inibem a ação do coachee e, em conjunto com ele, eliminar os aspectos ruins que estão limitando suas realizações. Deste modo, é possível desenvolver novos comportamentos e crenças, trabalhando efetivamente para o alcance das metas e objetivos profissionais e pessoais.

BENEFÍCIOS DO COACHING TERAPÊUTICO

– Eliminação de crenças limitantes;

– Melhoria nos relacionamentos interpessoais;

– Melhoria na forma de se comunicar;

– Desenvolvimento de novos comportamentos;

– Aumento de confiança e da autoestima;

– Maior autoconhecimento e melhoria na tomada de decisão;

– Desenvolvimento de inteligência emocional e social;

– Melhoria das habilidades de liderança e autogestão.

o Coaching Terapêutico à dependência química traz extraordinárias vantagens, e é um poderoso aliado. Se você (dependente químico) também deseja mudar comportamentos, rever suas crenças e desfrutar de uma jornada mais plena e positiva, este pode ser o momento ideal.